V

VA
Unidade de medida de potência aparente, diferencia-se de Watts, pois é a soma vetorial da potência ativa com a reativa. Ver Potência Aparente e kVA.

Valor de Ensaio
Valor de uma grandeza que é exigível de um dispositivo elétrico durante um ensaio, em condições especificadas. Ver Medidas de Ensaio.

Valor Mínimo Faturável
Valor referente ao custo de disponibilidade do sistema elétrico aplicável ao faturamento de unidades consumidoras do Grupo “B”, de acordo com os limites fixados por tipo de ligação:
* Monofásico e bifásico a 2 (dois) condutores, valor equivalente a 30 kWh
* Bifásico a 3 (três) condutores, valor equivalente a 50 kWh
* Trifásico, valor equivalente a 100 kWh.

Vida Média de uma Lâmpada
É a média aritmética do tempo de duração de cada lâmpada ensaiada de um determinado lote. Ver Medidas de Ensaio.

Vida Mediana de uma Lâmpada
É o número de horas resultantes, em que 50% das lâmpadas ensaiadas ainda permanecem acesas. Ver Medidas de Ensaio.

Vida Útil de uma Lâmpada
É a média de horas que um dado número de lâmpadas ensaidas atingem a depreciação de 75% de seu fluxo luminoso, podendo comprometer a acuidade visual das pessoas. Apesar da maioria das lâmpadas continuar acesas após atingir este valor, é recomendável providenciar a troca por novas lâmpadas. Ver Fluxo Luminoso; Acuidade Visual e Manutenção Preventiva.

Visão Escotópica
É composta por sensores nervosos do globo ocular denominados “bastonetes”, são adaptadas para baixas luminosidades, ou seja, atuam na visão das regiões claras e escuras. O valor máximo de sua curva espectral ocorre em 507nm. O deslocamento da visibilidade ocasionada por zonas claras e escuras provocam o deslocamento da visão dos “bastonetes” para os “cones”, ocasionando a fadiga visual.

Visão Fotópica
É composta por sensores nervosos no globo ocular denominados “cones”, é menos sensível à luz do que a visão escotópica, permitindo a visão para grandes luminosidades ( visão detalhada da luz do dia ). É responsável pela visão das cores. O valor máximo da sensibilidade de sua curva espectral ocorre em 554nm. O deslocamento da visibilidade ocasioanada por zonas claras e escuras provocam o deslocamento da visão dos “cones” para os “bastonetes”, ocasionando a fadiga visual.

Volt
Unidade de grandeza elétrica entre os terminais de um elemento passivo de circuito que dissipa a potência de 1W quando percorrido por uma corrente de 1A. Símbolo V. Ver Tensão.

Voltímetro
Instrumento destinado a medir o valor de uma tensão elétrica. Ver Tensão e Volt.

Localização

R. Ari Barroso, 203
Parque Boa Vista I
D. de Caxias
RJ, 25085-480

Telefones


(21) 25 16-5630
(21) 3842-6005
(21) 3842-6006

Redes Sociais

Siga-nos

Email


contato@mercolux.com.br

comercial@mercolux.com.br

MERCOLUX Todos os direitos reservados. Desenvolvido por INFINITY MARKETING