P

Pé Direito
Distância nominal entre o piso e o teto em um ambiente qualquer. É muito importante atentar em qualquer projeto de iluminação as características do pé direito, para se determinar o tipo de luminária e lâmpada mais adequada à área estudada.

Pé Direito Útil
Para fins de dimensionamentos reais de uma ambiente para cálculos luminotécnicos, devemos abater do pé direito a distância do plano de trabalho ao piso e das luminárias e lâmpadas do teto, quando o sistema for pendente. Com isto teremos a distância real entre a fonte de luz e o plano de trabalho. Ver Plano de Trabalho.

Pendente
Qualquer tipo de luminária sustentada por cabo(s) e que se destina a reduzir a distância da fonte de luz em locais onde o pé direito é elevado, ou ainda para ampliar a iluminância num plano de trabalho para realização de uma tarefa específica. Ver Pé Direito; Pé Direito Útil; Iluminância e Plano de Trabalho e Luminária.

Penetração da Luz Diurna
Distância perpendicular à janela até onde penetra a luz natural da abóboda celeste. Ver Iluminação Zenital e Zênite.

Perfilado
Eletrocalha ou bandeja de dimensões reduzidas. Produto utilizado para criar sistemas pendentes em locais de pé direito relativo alto, para instalar luminárias, acomodar reatores e passar cabeamentos.

Período Seco (S)
Período de 7 (sete) meses compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras no medidor de energia de maio a novembro. Isto ocorre em função da matriz energética no nosso país ser predominantemente hidroelétrica.

Período Úmido (U)
Período de 5 (cinco) meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras no medidor de energia de Dezembro de um ano a Abril do ano seguinte. Isto ocorre em função da matriz energética no nosso país ser predominantemente hidroelétrica.

Persistência Visual
É função do processo sensibilizador do olho ser de natureza química, e portanto, manter durante algum tempo a imagem na retina. A persistência visual está ligada com o tempo de exposição do objeto e de sua luminosidade. Quanto mais iluminado estiver o objeto e quanto maior for o seu tempo de exposição, maior será a sua fixação na retina. É à partir deste fenômeno que ocorre o indesejado efeito estroboscópico, que causa a impressão de estarem parados, ou em sentido oposto da sua rotação objetos que estão girando ou simplesmente se movimentando. Ver Efeito Estroboscópico.

Plafon
Em francês plafond. Luminária fixada no teto, sem cabos ou estrutura pendente aparente, para iluminação difusa e de conteúdo prioritariamente decorativo. Ver Luminária; Pé Direito; Pé Direito Útil e Iluminância.

Plano de Trabalho
Para se tomar medidas de iluminância e adequá-las às normas da ABNT, temos que considerar a superfície usual de trabalho. Entendendo como trabalho qualquer atividade exercida em mesas; bancadas; balcões; esteiras rolantes de fábricas; pranchetas e quaisquer elementos que forneçam suporte para manuseios diversos, digitação ou escrita, e permitam a acomodação de uma pessoa sentada ou em pé à sua volta. A medida padrão para plano de trabalho é de 0,80 m.

Polaridade Elétrica
Situação relativa dos potenciais de dois pontos que se encontram em oposição de cargas positiva e negativa. Na frequência de oscilação em Hertz, ocorrem 60 variações de polaridade em um segundo, padrão brasileiro. Ver Corrente Contínua; Corrente Alternada e hertz.

Posição de Funcionamento
Algumas lâmpadas apresentam esta peculiaridade que exigem um cuidado especial no momento da instalação e é decorrente da tecnologia de construção dos produtos. Esta restrição é expressa sob o referencial vertical ou horizontal em relação ao solo em ângulos limites. Ex: Lâmpadas mistas não devem operar com mais de 30º de inclinação em relação a posição vertical, e lâmpadas Halógenas do tipo palito não devem ultrapassar 4º de variação em relação a posição horizontal.

Poste
Suporte de linha aérea ou luminária, construído por uma coluna esbelta, engastada ou fixada em sapata verticalmente no solo.

Potência
Indica o consumo e o fornecimento de energia elétrica em um circuito de corrente alternada, a qual é igual ao produto da tensão e da corrente. Quando se referir a uma potência elétrica, não utilizar o termo “wattagem” que é incorreto. Unidade de Medida Watt, Símbolo W, unidade referencial para consumo de energia elétrica kWh. Ver Consumo de Energia.

Potência Aparente
É a soma vetorial entre a potência ativa (utilizada para o trabalho em si), e a potência reativa (utilizada para dar partida no equipamento). Unidade de Medida (VA).

Potência de Alimentação
Soma das potências nominais de todos os equipamentos de utilização existentes ou previstos na instalação, ou ainda um segmento considerado da instalação, suscetíveis de funcionar simultaneamente. O valor desta soma é um norteador do dimensionamento dos circuitos de proteção ( disjuntores e fusíveis ). Ver Potência.

Potência de Entrada
Potência total recebida por um dispositivo elétrico ou por um conjunto de dispositivos. Ver Potência.

Potência de Saída
Potência transferida por um dispositivo elétrico sob uma forma e uma finalidade especificadas. Também denominada “Potência Útil”. Ver Potência.

Potência Disponibilizada
Potência que o sistema elétrico da concessionária deve dispor para atender às instalações elétricas da unidades consumidoras, segundo os critérios estabelecidos na Resolução nº456 da ANEEL. Esta potência está configurada em dois grupos distintos:
* Unidade Consumidora do Grupo “A” com tensão de alimentação à partir de 2300V e
* Unidade Consumidora do Grupo “B” com tensão de alimentação abaixo de 2300V.

Potência Instalada
Soma das potências nominais dos equipamentos elétricos de mesma espécie de uma instalação que, após concluídos os trabalhos, estão em condições de entrarem em funcionamento. Ver Potência.

Potenciômetro
Elemento resistivo cujo contato deslizante, permite a regulagem contínua da resistência de saída, entre quase zero e o valor máximo do elemento resistivo. O potenciômetro pode ser usado como regulador de tensão e potência, continuamente regulável pelo movimento circular ou linear do cursor, tanto em correntes contínuas como alternadas. Não há economia de enegia caso utilizemos o potenciômetro( reostato ) pura e simplesmente como dímer. Ver Dímer.

PROCEL
Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, vinculado a ELETROBRAS e criado em 1985. Tem por finalidade integrar as ações visando a conservação de energia elétrica no Brasil, inclusive emitindo certificações a produtos ensaiados. Ver ELETROBRÁS e ANEEL.

Projetor
Luminária na qual a luz é concentrada, por reflexão ou refração, de modo a obter uma grande intensidade luminosa em um cone com ângulo sólido limitado. Ver Intensidade Luminosa; Candela; Iluminância; Reflexão; Refletor e Refração.

Pulso de Tensão
Variação abrupta e de curta duração de uma grandeza física, seguida de retorno rápido ao estado inicial. Operação realizada por ignitores e starters para provocar a partida de acendimento de algumas lâmpadas de descarga e fluorescentes. Ver Descarga Elétrica; Ignitor e Starter.

Localização

R. Ari Barroso, 203
Parque Boa Vista I
D. de Caxias
RJ, 25085-480

Telefones


(21) 25 16-5630
(21) 3842-6005
(21) 3842-6006

Redes Sociais

Siga-nos

Email


contato@mercolux.com.br

comercial@mercolux.com.br

MERCOLUX Todos os direitos reservados. Desenvolvido por INFINITY MARKETING