M

Malha de Distribuição
Conjunto de linhas de um sistema de distribuição ou de uma parte deste sistema, interligadas de modo a formarem um circuito fechado, alimentado em dois ou mais pontos, e ao qual são conectadas linhas de alimentação e/ou de consumidores.Ver Linha de Distribuição.

Manobra
Termo técnico que define mudança na configuração elétrica de um circuito, feita manual ou automaticamente por dispositivo adequado e destinado a essa finalidade.

Manobra
Ato de executar uma alteração no circuito elétrico, ligando e desligando ou até redirecionando as várias partes deste circuito. Ver Comutador; Relé Fotelétrico; Comando individual e Comando em Grupo.

Manutenção Corretiva
Manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane. Destinada a recolocar um ítem em condições de executar sua função. É importante salientar que o mais recomendável é a manutenção preventiva. Na ausência do procedimento ideal, a manutenção corretiva é o trabalho que é normalmente realizado pelos responsáveis em orgãos governamentais; empresas; clubes; condomínios e residências. No aguardo do evento da queima de lâmpadas e reatores, o nível de iluminamento ou iluminância decresce ao longo do tempo, ficando abaixo do mínimo necessário, afetando com isto a acuidade visual das pessoas. Ver Manutenção Preventiva; Iluminância; Fluxo Luminoso e Acuidade Visual

Manutenção Preventiva
Manutenção efetuada em intervalos predeterminados ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um equipamento. Em iluminação, a manutenção preventiva prevê uma troca regular de lâmpadas de acordo com sua vida útil, mesmo antes da queima. Este procedimento é recomendado, pois as lâmpadas depreciam seu fluxo luminoso ao longo do tempo. Quando o fluxo está abaixo de 75% do valor nominal do projeto é o ponto ótimo de troca. À partir deste momento a iluminância vai caindo prejudicando a acuidade visual das pessoas. Ver Fluxo Luminoso; Vida Útil; Iluminância e Acuidade Visual.

Matiz
Atributo de uma sensação visual segundo o qual uma superfície parece semelhante a uma das cores percebidas, vermelho, amarelo, verde e azul ou uma combinação destas cores. Ver Cor (Espectro Visível); Luz Fria e Luz Quente.

Medidas de Ensaio
As medições apresentadas neste Glossário, como também em livros técnicos, catálogos e manuais dos fabricantes e entidades de ensino que respeitam as normas vigentes, são obtidas em ensaio. O ensaio é um procedimento para determinação de uma ou mais características de um produto em sistema padrão. O que significa que as condições de ensaio em laboratório devem ser estabilizadas e controladas. Portanto, mesmo que o consumidor adquira produtos de alta qualidade, seu circuito elétrico excerce influência direta no desempenho dos equipamentos. Ver Valor de Ensaio; Sobretensão; Sobrecorrente; Subtensão e Surto de Tensão.

Medidor de Energia ( Ativa e Reativa )
Instrumento destinado a medir energia ativa (reativa), integrando a potência ativa (reativa) em funcão do tempo na unidade de consumo de kWh. As medições são realizadas pelo equipamento e controladas por funcionários da distribuidora de energia. Imprescindível ficar atento a medições por média que são prejudiciais aos consumidores, pois não permitem aferir a economia de energia realizada. A cobrança por média tem tempo limite de 90 dias ou 3 contas de energia. Ver Consumo de Energia; kWh; Energia Ativa e Energia Reativa.

Medidor de Energia ( Com Indicador de Demanda )
Medidor de energia elétrica que também indica o mais alto valor da demanda num intervalo de tempo pré determinado. Este dispositivo é utilizado em instalações com demanda contratada, Classe A (Classificação Tarifária), como: Indústrias; Shopping Centers; Supermercados; Grandes Condomínios; Estádios e edificações de porte similares.

Medidor de Fator de Potência
Instrumento destinado a medir a razão da potência ativa para potência aparente de um circuito elétrico. As distribuidoras de energia realizam MTFPs (Medições Transitórias de Fator de Potência). Ver Fator de Potência; Capacitor e Banco de Capacitores.

Motor Elétrico
Máquina que converte energia elétrica em energia mecânica para produzir algum trabalho.

Multímetro
Instrumento multiescala e multifunção destinado a medir tensão, corrente e às vezes outras grandezas elétricas, como a resistência, por exemplo. Ver Tensão de trabalho e Corrente Elétrica.

Localização

R. Ari Barroso, 203
Parque Boa Vista I
D. de Caxias
RJ, 25085-480

Telefones


(21) 25 16-5630
(21) 3842-6005
(21) 3842-6006

Redes Sociais

Siga-nos

Email


contato@mercolux.com.br

comercial@mercolux.com.br

MERCOLUX Todos os direitos reservados. Desenvolvido por INFINITY MARKETING