D

Daltonismo
Incapacidade para diferenciar cores; acromatopsia. A percepção visual de certas cores, em especial o vermelho, fica comprometida. A distinção dos contrastes de cores na superfície de um objeto ou mesmo de um ambiente não é definida, principalmente quando se misturam verde e vermelho.

Demanda
Média das potências elétricas ativas ou reativas, solicitada ao sistema elétrico pela parcela da carga instalada em operação na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado. Esta medida é utilizada exclusivamente nas unidades consumidoras do Grupo “A” que recebem tensão de alimentação à partir de 2,3 kV, ou quando atendidas em tensão inferior a 2,3 kV à partir de um sistema subterrâneo de distribuição de energia elétrica.

Demanda de Ultrapassagem
Parcela da demanda medida que excede o valor da demanda contratada, expressa em quilowatts (kW). Existe uma possível folga em relação a demanda contratada, dependendo do perfil da unidade consumidora, permitindo ultrapassar a demanda medida real até um limite entre 5% a 20% em relação ao valor de contratação.

Demanda Faturável
Valor da demanda de potência ativa, identificado de acordo com os critérios estabelecidos e considerada para fins de faturamento, com aplicação da respectiva tarifa, expressa em quilowatts (kW).

Demanda Contratada
Demanda de potência ativa a ser obrigatória e continuamente disponibilizada pela concessionária no ponto de entrega conforme valor e período de vigência fixadas no contrato de fornecimento e que deverá ser integralmente paga, seja ou não utilizada durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (kW).

Demanda Medida
Maior demanda de potência ativa, verificada por medição, integralizada no intervalo de 15 (quinze) minutos durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (kW).

Densidade de Potência
É a razão total da potência instalada em watts num ambiente para cada metro quadrado de área deste mesmo ambiente (W/m²). Esta medida é muito útil para futuros cálculos de dimensionamento de aparelhos de ar condicionado. Quanto menor o valor encontrado, menor o acúmulo de calor e menor o consumo de energia do ar condicionado. Ver Acúmulo de Calor; Joule; Consumo de Energia e Eficiência energética.

Depreciação
Em iluminação, são perdas e/ou gastos durante a vida útil de um produto. Ver Vida Útil de uma Lâmpada; Vida Média de uma Lâmpada e Vida Mediana de uma Lâmpada.

Desbotamento
A Radiação de luz e calor natural ou artificial, provoca certo grau de deterioração de cores e materiais onde a radiação é incidente. Este desbotamento dependerá da sensibilidade do material; da sua capacidade de absorver a energia; do nível de iluminação; do tempo de exposição à radiação e da composição do espectro da radiação. Ver Absorção de Energia.

Descarga Atmosférica
Descarga elétrica de origem atmosferica entre uma nuvem e a terra ou entre nuvens, consistindo em um ou mais impulsos de vários quiloampères. Descarga disrupta numa região da atmosféra que ocorre quando se forma um gradiente de potêncial maior do que a rigidez dielétrica do ar, nessa região. Ver Rigidez Dielétrica.

Descarga Elétrica
Processo causado por um campo elétrico, que muda abruptamente todo ou em parte de um meio isolante para meio condutor. Ver Pulso de Tensão; Lâmpada de Descarga de Alta Intensidade e Lâmpada de Gás Xenônio.

Diagrama de Isointensidade
Gráfico formado por uma rede de curvas de isointensidade. O termo “diagrama isocandela”, utilizado no passado está obsoleto.

Diagrama Isolux
São curvas obtidas à partir de características da fonte luminosa, do fluxo luminoso ou da intensidade luminosa descrevendo a forma e a magnitude da emissão luminosa. Ver Curva de Distribuição Luminosa / ou Fotométrica.

Dicroísmo
Propriedade das substâncias anisotrópicas que possuem diferentes coeficientes de absorção para a luz polarizada em planos diversos. Este fenômeno é o definidor do nome da lâmpada dicróica. Ver Lâmpada Dicróica.

Difusor
Dispositivo destinado a modificar a distribuição espacial do fluxo luminoso emitido por uma fonte de luz, essencialmente por meio do fenômeno de difusão. Este fato ocorre quando existe algum anteparo, direto ou indireto, entre a fonte de luz e a área iluminada. Com isto as sombras se tornam menos marcadas e o ofuscamento visual se reduz. Ver Ofuscamento; Obstáculo Visual; Objetivos da Iluminação Artificial e Backlight.

Dímer
Em inglês Dimmer. Dispositivo que possibilita variar o fluxo luminoso das lâmpadas numa instalação, a fim de ajustar a iluminância. Observar que é um recurso utilizado normalmente apenas em lâmpadas incandescentes em geral. Para uso em lâmpadas de descarga, necessita de reatores eletrônicos de tecnologia específica, associada a um potenciômetro também próprio para este fim. Obs: Os dímeres que trabalham apenas com resistores de potência, não economizam energia, pois apenas contrabalançam a potência entre a lâmpada e o resistor. Ver Potenciômetro.

Disjuntor
Dispositivo de manobra e de proteção, capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes elétricas em condições normais do circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo especificado e interromper correntes em condições anormais, tais como as de curto-circuito gerando sobrecorrentes. Ou ainda, em circuitos onde haja acúmulo de carga acima do limite do dispositivo, gerando sobrecarga. Ver Sobrecorrente; Sobretensão e Surto de tensão.

Distorção de Harmônicas
Variação indesejada de um ou mais componentes de ordem no desenvolvimento em série de Fourier de uma grandeza periódica. Estas falhas provocam surtos de corrente e de tensão no circuito que retornam a rede elétrica, causando interferências e oscilações; sobrecorrentes e sobretensão prejudiciais aos equipamentos elétricos em geral. Ainda ocorre como consequência, um aumento do consumo de kWh, afetando os custos com a energia elétrica. Verifique este dado quando adquirir reatores para lâmpadas fluorescentes. Ver Harmônica; Surto de Tensão; Sobrecorrente; Sobretensão e Reatores Eletrônicos.

Downlight ( Embutido )
Expressão do inglês que designa um termo genérico para uma luminária própria para adaptação em forros de tetos diversos. Compõe geralmente corpo refletor interno, dissipadores de calor; aro de acabamento externo; elementos de fixação no forro; soquete(s) para a(s) lâmpada(s). Em alguns modelos encontramos vidro difusor; aletas anti-ofuscantes; refletores de alto brilho; núcleo com lâmpada móvel para direcionar o foco de luz e ornamentos decorativos estilizando a peça. Ver Luminária; Iluminação Direta; Iluminação Direcional; e Ofuscamento.

Localização

R. Ari Barroso, 203
Parque Boa Vista I
D. de Caxias
RJ, 25085-480

Telefones


(21) 25 16-5630
(21) 3842-6005
(21) 3842-6006

Redes Sociais

Siga-nos

Email


contato@mercolux.com.br

comercial@mercolux.com.br

MERCOLUX Todos os direitos reservados. Desenvolvido por INFINITY MARKETING