A

Abajur
Em francês abat-jour. Peça decorativa de iluminação difusa que compõe-se de uma base, uma haste e um anteparo fixado no topo. Seu anteparo utiliza materiais diversos, como: papel cartão; tecido; vidro fosco; porcelana, entre outros. Estes revestimentos podem usar cores para realçar tons de luz quentes ou frias no ambiente. Ver Iluminação Difusa; Cromaticidade e Objetivos da Iluminação Artificial.

Abertura de Facho
Trata-se do ângulo sólido luminoso formado em um plano tridimensional através do eixo do centro ótico de um refletor, cuja iluminância é projetada em um plano de trabalho. Ver Ângulo Sólido; Ângulo de Radiação e Lâmpadas Refletoras.

ABNT
Associação Brasileira de Normas Técnicas. Fundada em 1940, é a única entidade responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária de parâmetros técnicos testados que norteiam as instalações elétricas e de iluminação. Este órgão também estabelece uma série de outras normas que regem variadas aplicações e produtos, sendo todas nomeadas pela sigla NBR. Qualquer Norma brasileira pode ser emitida pela ABNT. Ver NBR.

Absorção de Energia
Transformação de energia radiante luminosa numa forma de energia térmica por interação com alguma matéria. Este conceito serve para se adequar melhor materiais e cores nas instalações. Quanto aos materiais, existe uma diversidade deles com características de absorção diferentes. Mas com relação a cor existe uma relação direta que estabelece que quanto mais escura mais absorve luz e reflete menos ao ambiente e vice-versa. Ver Acúmulo de Calor; Joule; Corpo Negro ( Radiador de Plank ) e Desbotamento.

Acomodação Visual
Característica do olho humano de se acomodar para obtenção de uma melhor acuidade visual em diferentes distâncias dos objetos focados. Ver Acuidade Visual; Curva de Eficácia Luminosa Espectral e Nível de iluminância.

Acuidade Visual
Em termos simples é a clareza de visão dos detalhes. Acuidade qualitativa: é a capacidade de ver objetos perto um do outro de maneira distinta. Acuidade quantitativa: reciprocidade do valor angular de separação entre dois objetos vizinhos que os olhos podem ver separados. Ver Campo Visual ; Iluminância e Nível de Iluminância .

Acumulador de Energia
Mais comumente conhecido como bateria ou pilha, podendo ser recarregadas ou não. Utilizadas em iluminação de emergência e em No Breaks, que tem como função suprir a energia de um circuito ou restabelecer um nível mínimo aceitável de luz na ausência da fonte de energia principal da rede elétrica. Ver Luz de Emergência.

Acúmulo de Calor
Uma instalação de iluminação gera uma quantidade de calor emitida pela radiação infra-vermelha e a concentração de calor oriunda de equipamentos diversos. Este acúmulo está relacionado à energia gerada em Watts/hora, e quanto maior o consumo dos aparelhos elétricos e de iluminação, maior será o calor, aumentando custos com o ar condicionado e a própria conta de energia. O acúmulo de calor é fator de risco quanto a materiais inflamáveis nas proximidades dos equipamentos elétricos diversos. Ocorrendo uma combustão destes materiais haverá a possibilidade de incêndio. Ver Temperatura Ambiente; Joule; Isolação Térmica; Iluminação Zenital; Consumo de Energia; Densidade de Potência e Eficiência Energética.

Aleta
Em francês a expressão usada é Louvre. Pequena ala, aba ou grelha. Disposta geometricamente em série de modo a impedir a visão direta das lâmpadas, segundo uma faixa de ângulos. Serve como recurso anti-ofuscante, e elemento de contribuição da distribuição do fluxo luminoso junto com o refletor em luminárias mais modernas.

Ampére
Unidade de medida de intensidade da corrente elétrica que é mantida nos condutores para “fluir” a tensão da rede. Importante observar esta grandeza como um limitador de potência para evitar acidentes. Ex: Circuito de 60A em 127V, multiplicando teremos um limite de 7620 W. Este valor é a carga máxima de potência que este circuito comporta.

Amperímetro
Aparelho destinado a medir o valor de uma corrente elétrica. Ver Ampére e Corrente Elétrica.

ANEEL
Agência nacional de Energia Elétrica. Autarquia em regime especial vinculada ao Ministério da Energia, criada em 26/12/1996 pela Lei nº 9.427. Tem como atribuições: regular e fiscalizar a transmissão, a distribuição e a comercialização da energia elétrica visando os interesses dos consumidores. Ver ELETROBRÁS e PROCEL.

Ângulo de Radiação
É um ângulo sólido produzido por um refletor que direciona a luz. Encontramos esta particularidade em lâmpadas refletoras e em luminárias e projetores que se utilizam de material reflexivo para projetar a luz. Quanto mais clara a cor ou maior o brilho do corpo interno o equipamento será mais eficiente. Ver Lâmpadas Refletoras e iluminação Direcional.

Ângulo Sólido
Como o estudo da iluminação está voltado para a visão de formas espaciais, torna-se necessário trabalhar com ângulos tridimensionais, conhecidos na geometria como ângulos sólidos. Ver Abertura de Facho e Ângulo de Radiação. Unidade esterradiano (sr). Símbolo (w).

ANSI
ANSI (American National Standards Institute) é o órgão principal responsável pelo desenvolvimento de padrões nos Estados Unidos. ANSI é uma instituição não-governamental sem fins lucrativos, patrocinada por organizações de comércio, sociedades profissionais e pela indústria. É o membro americano de Organização de Padrões Internacionais (ISO).

Aparência da Luz
A cor aparente da luz emitida, determina a tonalidade observada quando se olha diretamente para a fonte de luz. O olho humano percebe os tons de cores de luz avermelhadas (cores quentes), e azuladas (cores frias), ou intermediárias. A indicação científica é a Temperatura de Cor e Temperatura de Cor Correlata (TCC) ou cromaticidade, medida em graus kelvins (K). À medida que os valores em Kelvins aumentam, a cor da luz perde em tons vermelhos e ganha em tons azuis, e vice-versa. Lâmpadas acima de 4.000 K são consideradas de luz fria, entre 3.000 K e 4000 K, têm tonalidade de cor moderada, e de 3.000 K para baixo são descritas como luz quente. Ver Temperatura de Cor; Temperatura de Cor Correlata ( TCC ); kelvin; Cromaticidade; Corpo negro ( Radiador de Plank ); Cor percebida; Luz Fria e Luz Quente.

Arandela
Luminária fixada em paredes, possuindo uma variedade de modelos para usos internos abrigados e externos ao tempo. Sua construção deve evitar o ofuscamento e privilegiar a luz difusa. Sua altura de instalação também deve ser observada em no mínimo 1,80 m, aproximadamente, para que as pessoas que transitam pelo ambiente não visualizem a fonte de luz da peça. Ver Luminária; Iluminação Difusa; Ofuscamento e Conforto Visual.

Arco Elétrico
Condução em gás automantida para a qual a maioria dos portadores de carga são elétrons. Este fenômeno permitiu o desenvolvimento de lâmpadas de descarga que operam pela inserção de gases próprios num tubo onde se forma um arco elétrico que após receber um pulso de tensão estabilizam, mantendo um fluxo luminoso consistente. Nas lâmpadas de gás xenônio o tubo de arco é dispensado. Ver Lâmpada de Descarga de Alta Intensidade; Lâmpadas de Gás Xenônio e Pulso de Tensão.

Aterramento
É o ato de se conectar intensionalmente um circuito elétrico de baixa impedância com a terra, em caráter permanente ou temporário. Este ato possui função protetora contra choques elétricos. Ver Terra e Haste de Aterramento.

Atmosfera Explosiva
Mistura com ar de substâncias inflamáveis na forma de gás; vapor; poeira ou fibras, que podem se tornar explosivasdevido à fagulhas provenientes de uma ignição de motor, ou qualquer equipamento que possa gerar uma centelha com risco de propagação de um incêndio e outras explosões. Ver Blindagem; Grau de Proteção e Zona de Área Classificada.

AWG
Sigla de American Wire Gauge, denominação norte-americana utilizada para bitola (espessura) de fios e cabos elétricos. Utiliza-se no Brasil no momento o padrão de série métrica em mm². Ver página da seção Dicas Luminosas (Residencial ou Comercial), no link Circuito Elétrico.

Localização

R. Ari Barroso, 203
Parque Boa Vista I
D. de Caxias
RJ, 25085-480

Telefones


(21) 25 16-5630
(21) 3842-6005
(21) 3842-6006

Redes Sociais

Siga-nos

Email


contato@mercolux.com.br

comercial@mercolux.com.br

MERCOLUX Todos os direitos reservados. Desenvolvido por INFINITY MARKETING