HomeMercolux Medidor de Energia Elétrica

Medidor de Energia Elétrica

Medidor de Energia Elétrica

LEITURA DO MEDIDOR DE ENERGIA – O medidor de energia precisa ser entendido como um dispositivo que mede o consumo de energia elétrica continuamente à partir da sua instalação numa unidade consumidora. Portanto, a medida de consumo em kWh de cada período é lido pela empresa distribuidora de energia elétrica, e se trata apenas de um valor atual de consumo acumulado deduzido do valor do período imediatamente anterior. Veja exemplo a seguir:

medidor-de-energia

Subtraindo a leitura do mês atual do mês anterior, obtém-se o valor do período em kWh:

Ex: Consumo = 4805 – 4590 = 215 kWh

Observe que a leitura medida é tomada sempre da esquerda para a direita dos quatro círculos e no sentido crescente da numeração. Anote sempre o último número ultrapassado pelo ponteiro desprezando a fração do intervalo entre números.

Verifique também o valor da constante de seu medidor, se esta for = 1, os valores serão os mesmos da leitura, se for = 10, por exemplo, os valores de leitura devem ser multiplicados pela constante. Tomando o exemplo acima teríamos:
Constante = 10 * 215 = 2150 kWh. Para maior controle do consumo por período utilize uma tabela para lançar os valores em kWh.

ACOMPANHAMENTO PERIÓDICO

MODELO:

tabela3

Detalhe do acompanhamento: O Consumo Dia/média é obtido pela divisão do consumo total do período pelos dias referentes ao mesmo, lembrando que o período de leitura mensal da conta é variável. Isto é verificado na conta de energia, havendo a ocorrência de períodos diferentes de 30 dias, porém esta variação de dias de um período estará sempre próxima dos referidos 30 dias.

É possível também realizar um controle mais apurado ainda, verificando o consumo diariamente. Neste caso, basta trocar na tabela os seguintes campos:

  • ANO por Período de 00/00/00 à 00/00/00;
  • Mês por Dias; e
  • Período de Leitura por Horário de Leitura ( intervalo de 24 H ).

A coluna Consumo Dia/média pode ser extraída da tabela, usando como referência global a média diária que permita atingir a meta de consumo com alguma folga. O uso desta última coluna somente seria útil em condomínios, por exemplo, onde deveria ser convertida para Consumo Hora/média, fazendo uma apuração horária do consumo à parte, lançando em seguida uma média do dia para este controle.

COBRANÇA POR MÉDIA – Ocorre quando o medidor não é acessível do lado de fora da unidade consumidora e ninguém está no local para atender o funcionário da empresa distribuidora e encaminhá-lo ao quadro de energia. Neste caso, o funcionário informará a empresa as condições inadequadas para leitura. À partir daí será resgatado no cadastro, os últimos três registros de consumo para faturar então pela média deste período.

Para garantir todo o trabalho de acompanhamento do consumo nos períodos de leitura, é necessário que a conta de energia não esteja sendo feita pela média das últimas três contas. Com isto todo trabalho, tanto de acompanhamento quanto do racionamento do uso da energia é perdido, pois não será refletido na conta de energia subsequente.

É fundamental que a cobrança seja real para que as medidas de conservação de energia surtam efeito. Caso esteja ocorrendo cobrança por média, é recomendado apurar se de fato existe dificuldade para acesso ao medidor, e então entrar em contato com a distribuidora de energia das seguintes formas:

  • Através do telefoneanote mês, dia, hora, nome do atendente e o número do protocolo de atendimento da reclamação.
  • Através do Correiosomente com aviso de recebimento (AR) registrado.
  • Através de visita direta – ao se dirigir pessoalmente à empresa distribuidora também exija um protocolo de atendimento da sua reclamação.
  • Através da Internetalgumas empresas podem disponibilizar este serviço on line, neste caso, também verifique se sua reclamação ao ser registrada no site da empresa oferece um número de registro de protocolo.

É importante ressaltar que a cobrança por média tem um limite de até três meses consecutivos. Durante este período a distribuidora deve comunicar ao consumidor para regularizar a situação, para então no quarto mês seja realizada a leitura real. Cabe então agendar a visita de um funcionário no local com data e hora marcadas para solucionar o caso. Não é conveniente aguardar comunicação da empresa distribuidora, recomenda-se que o consumidor proceda como descrito acima e se antecipe, pois é o maior interessado no assunto.

Localização

R. Ari Barroso, 203
Parque Boa Vista I
D. de Caxias
RJ, 25085-480

Telefones


(21) 25 16-5630
(21) 3842-6005
(21) 3842-6006

Redes Sociais

Siga-nos

Email

envie-nos uma mensagem

comercial@mercolux.com.br

MERCOLUX Todos os direitos reservados. Desenvolvido por INFINITY MARKETING